domingo, 2 de outubro de 2011

Filosofia e o Sentido da Vida II

8 comentários:

  1. E depois disto pergunto: Porque toda esta anseia de poder e toda esta demonstração superioridade e grandeza dos Homens entre si, se somos apenas um ponto indistinguível rodeados de uma tão vasta imensidão a qual não temos sequer termo de comparação?

    ResponderEliminar
  2. Diogo a ideia é fazer comentários...afirmações ..não perguntas.

    ResponderEliminar
  3. O problema de muitas das pessoas que habitam no nosso planeta têm o problema de aceitar esta DURA verdade, pois pensam que se encontram numa SITUAÇÃO PRIVELIGIADA.
    Mas a verdade é que no final apenas somos mais uns, dos muitos milhões que já passaram ou passarão por este planeta!

    ResponderEliminar
  4. David aquilo que te propus é que te aventurasses no comentário filosófico...porque aquilo que afirmas não me parece que levante alguma questão para pensar.

    Que problemas te parece que a partir do vídeo se pode colocar? Que possíveis respostas podemos encontrar para esses problemas? Queres arriscar?

    Ismael Carvalho

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que a "vida" em si , não têm sentido, mas sim que cada pessoa pode encontrar o sentido para a sua própria vida. Mas a vida do ser humano, o universo e demasiado vasto para as nossas vidas terem importância , e basicamente, é como se não existíssemos, nascemos, vivemos, e morremos,nenhumas outras coisas fora do nosso planeta vão saber disso (por agora), basicamente a humanidade é "fechada" em si, como se fossemos uma aldeia no meio do nada. A vida do ser humano em si, não tem sentido , mas já que estamos vivos podemos encontrar um sentido para a nossa própria existência, acho eu, estou certa , ou errada ?

    ResponderEliminar
  6. o video "Flosofia e o sentido da vida ||" dá que pensar em o porquê da nossa existência. quando pensamos que a Terra é enorme, afinal (e como foi dito no video), "um pálido ponto azul(...)no meio da escuridão cósmica". eu penso que este argumento revela que afinal um individuo nao é nem mais nem menos do que mais "um" no meio de tantos outros. e que quase nos tornamos insignificantes num mundo por onde já passou tanta gente!
    Ana Kruecck 10ºCT5

    ResponderEliminar
  7. Eva não compreendo o que afirmas quando dizes que a "vida" em si não tem sentido. A que vida te estás a referir? O que tu propria entendes por esse conceito "vida"? Se deres uma olhadela na pág. 33 do manual ele pode dar-te uma ajuda sobre como abordar este problema. Evita colocar aspas nas palavras pois não se entende o que queres dizer com isso. Parece-me também que queres falar de muitas coisas ao mesmo tempo. Será melhor selecionares cada coisa. A última pergunta que deixas parece-me uma boa pergunta para investigarmos...não esperes uma resposta imediata. Tenta tu própria esclarecer o que entendes por sentido? O que será um sentido para...e a nossa própria existência? O conceito de existência é diferente do de vida? Como se distinguem? Tenta começar por aqui.

    Obrigado pelo teu contributo.

    Ismael Carvalho

    ResponderEliminar
  8. Ana KrueccK achas que conseguimos levar a nossa vida pensando que ela é insignificante?

    O que pensas disso?

    Ismael Carvalho

    ResponderEliminar